Receita: Creme de grão de bico, cogumelos e croutons!
- Diana Tomasi Alves
- 6 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Você sabia?
O grão de bico é rico em fibras solúveis e insolúveis, que ajuda a manter uma flora intestinal equilibrada e consequentemente na prevenção de cânceres no intestino. Atua no controle do colesterol plasmático e até na perder peso. É uma ótima fonte de proteína aos vegetarianos, que combinado com cereais, fornece um prato extremamente proteico, sem adicionar muitas calorias e gorduras saturadas. Por ser fonte de magnésio, participa como um cofator em inúmeras enzimas importantes para a produção de energia celular e na defesa aos radicais livres. 1 xícara (chá) de grão de bico cozido supre 84,5% da dosagem média que necessitamos desse mineral?
Por ser fonte de ferro, é interessante para atender as necessidades de crianças, gestantes, mulheres em idade fértil e que amamentam, corredores e aos que não são fãs de feijão e nem de carne vermelha na dieta. Por ser de baixo índice glicêmico, estabiliza o açúcar no sangue. Por isso, é muito usado em dietas para perda de peso e controle do apetite. 0 Consumo regular de grão de bico ajuda a combater o LDL-colesterol, que em excesso pode trazer riscos à saúde. Fornece ácido fólico e magnésio, ambos protetores do coração. O consumo regular de grão de bico diminui o risco cardíaco, comprovado cientificamente. Por conter saponinas (fitoquímico que age como antioxidantes e diminui risco pra desenvolver problemas cardiovasculares), protege contra osteoporose e diminui fogachos na menopausa. Por conter triptofano, ajuda na qualidade do sono e na formação da serotonina, um neurotransmissor intimamente ligado a sensações de maior de relaxamento e bem estar.
Vamos a receita!
Rendimento: 6 porções
-250 gr. de grão de bico cozido
-2 cebolas
-3 alhos-porós
-2 cenouras
-2 batatas doces grandes
-30 gr de cogumelos reis desidratados
-4 colheres de sopa de azeite de oliva
-sal rosa e pimenta do reino
Para os croutons com sálvia:
-6 fatias de pão de forma 100% integral
-10 folhas de sálvia fresca
-1 dente de alho amassado
Limpar e cortar as cebolas, as batatas, o alho-poró e as cenouras.
Refogar os legumes cortados com azeite em fogo baixo por alguns minutos até ficarem macios.
Passar os cogumelos desidratados por um multi processador até adquirir um pó.
Juntar o grão de bico cozido, o pó dos cogumelos na panela com os legumes, e adicionar 2 litros de água. Temperar com sal rosa e pimenta do reino. Deixar a sopa cozinhar por 30 minutos. Quando estiver cozida, bater no liquidificador.
Para os croutons: Cortar as fatias de pão em pequenos cubos. Picar a sálvia.
Numa frigideira antiaderente, colocar o azeite de oliva e a sálvia e deixar aquecer em fogo baixo por alguns minutos. Juntar os cubos do pão e mexer bem.
Juntar o alho, salgar e deixar em fogo baixo até que os cubos peguem uma cor dourada.
Servir a sopa em prato com alguns croutons por cima.

Comentários